Quantcast
Channel: Profissionais TI » ric_agostinho
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Análise de Sistemas: O Levantamento de Requisitos

$
0
0

A tarefa de levantamento de requisitos é árdua e complicada, envolve além da interpretação do sistema, a interpretação da regra de negócio.

Algo comum de acontecer no levantamento de requisitos é ocorrer a má interpretação no processo de negócio por parte do usuário e do analista, e isto pode levar o projeto ao insucesso. Todo processo que envolve pessoas torna-se complexo devido ao ponto de vista ser diferente, quando o usuário precisa expor todo o seu processo de negócio, ele pode se deparar com dois aspectos: o primeiro é o receio de ser substituído pelo sistema (existem pessoas assim) e o segundo ponto é “vou tentar ficar sem nada para fazer e transformar todas as minhas rotinas em sistema”.

Neste cenário o analista deve portar-se como intermediador e identificar com o usuário o que realmente pode ser atendido pela área de sistemas. Para tentar estreitar a relação entre analista e usuário algumas técnicas podem ser utilizadas, tais como:

  • Envio de questionário, contendo as principais questões relacionadas ao motivo da solicitação do novo sistema e/ou melhoria;
  • Entrevista com os usuários chave, assim poderá constatar que realmente existe uma necessidade sistêmica.

Após este primeiro contato, deve-se identificar e mapear o processo de negócio, assim, pode-se verificar a coerência da solicitação. Nesta fase cria-se uma padronização na forma de trabalhar e com o processo mapeado todos os envolvidos terão o mesmo entendimento ou estarão próximos do alinhamento.

Com o processo levantado, é chegada a hora de levantar os requisitos e finalmente definir quais solicitações serão acatadas pela equipe de desenvolvimento. Na fase de análise podemos começar criando as descrições dos requisitos de maneira simples e entendível ao usuário, após as escritas dos requisitos, devemos mostrar a interação que o sistema terá com o mundo externo e, para isto, geramos o documento de caso de uso.

Após validarmos os documentos, podemos gerar como última fase do levantamento os protótipos, desta forma todos os envolvidos estarão alinhados e consequentemente a chance de falha será menor.

Devemos entender que jamais uma análise de sistemas conseguirá contemplar 100% dos requisitos e que qualquer processo por melhor que seja estará sujeito a falhas e mudanças, é por este motivo que temos que ter a maturidade de entender que sempre podemos melhorar nossos processos. O mundo dos negócios vem sofrendo grandes e constantes alterações, nossa área é a que mais sofre com estes impactos, devemos ficar sempre atentos e prontos para estas mudanças.

Sigam-me no twitter: @ric_agostinho

O post Análise de Sistemas: O Levantamento de Requisitos apareceu primeiro em Profissionais TI.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Latest Images





Latest Images